Importação por conta e ordem de terceiros: tudo o que você precisa saber!

A Importação por Conta e Ordem de Terceiros é um tipo de operação em que uma empresa (adquirente) contrata uma segunda empresa para ajudar no processo de importação. Trata-se de uma forma de terceirizar o processo de importação, por meio de uma facilitadora que já tem experiência nos trâmites e na burocracia. 

O que é importação por conta e ordem de terceiros

A importação por conta e ordem de terceiros é um serviço que traz mais praticidade para empresas que desejam trazer produtos do exterior, pois o processo (inteiro ou parcialmente) fica a cargo de uma empresa experiente que vai guiar todas as etapas do processo de importação, desde a contratação do transporte internacional, a escolha de um bom seguro, o desembaraço aduaneiro, até a entrega das mercadorias.

Contratar um serviço de importação por ordem de terceiros é uma vantagem, pois divide algumas responsabilidades do processo de compra de produtos do exterior. Enquanto a importadora busca melhores oportunidades de taxas, prazos e fretes, a adquirinte se responsabiliza por questões comerciais, como: valores, prazo de pagamento e o pagamento efetivo ao exportador.  

É importante ressaltar que, nesse tipo de operação, a importadora não adquire a propriedade das mercadorias importadas. Ela atua apenas como uma prestadora de serviços, realizando a importação em nome e por conta do adquirente.

Vantagens de fazer a importação por conta e ordem de terceiros

A principal vantagem da Importação por Conta e Ordem de Terceiros é a possibilidade de o adquirente realizar uma importação de maneira mais rápida e com menos embargos. Além disso, o adquirente pode se beneficiar de acordos comerciais e benefícios fiscais que a importadora por conta e ordem de terceiros possa ter:

  • Flexibilidade e adaptabilidade; 
  • Consultoria especializada;
  • Maior agilidade no processo;
  • Melhores oportunidades de taxas e seguros;
  • Redução significativa de custos;
  • Negociação de tarifas de frete;
  • Armazenagem otimizada;
  • Cumprimento rigoroso da legislação;
  • Gestão eficiente em toda a operação;
  • Mais tranquilidade e segurança para a sua empresa. 

Regulamentação

Ao procurar pelo serviço de importação por conta e ordem de terceiros, é importante se atentar e buscar empresas que cumpram a regulamentação, em especial a Instrução Normativa RFB nº 1.861/2018.

Essa norma estabelece os requisitos e condições para tornar possível fazer operações de importação por conta e ordem de terceiro. Ela revoga outras instruções normativas anteriores e define os procedimentos para a importação realizada por uma empresa intermediária em nome de outra empresa ou pessoa física.

No entanto, é importante que as partes envolvidas tenham um contrato bem definido, estabelecendo as responsabilidades de cada uma, os prazos, as condições de pagamento, entre outros detalhes. Se você está buscando inovar e reduzir custos com importações, o melhor caminho é fazer com intermédio de uma trading company, como é o caso da Savixx, uma das uma das maiores e mais tradicionais empresas de comércio internacional do Brasil. Tire suas dúvidas e entre em contato com a gente clicando aqui!

Relacionados

7 dicas para reduzir custos logísticos internacionais no processo de nacionalização de mercadorias

Importar nos dias de hoje é uma das formas de conseguir preços mais competitivos e uma variedade maior de produtos para oferecer em território nacional....

Leia mais

O preço de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu em março de 2024, alcançando o menor patamar desde o final de 2021

fonte: Farmnews O valor médio de importação das matérias-primas pelo Brasil voltou a cair em março, após a alta observada no mês anterior, igualando o...

Leia mais

Brasil lutará por menos protecionismo e mais transparência no comércio no G20, diz coordenadora

fonte: O Dia   Brasília – O Brasil, que este ano preside o grupo das 20 maiores economias do globo (G20), lutará para que o...

Leia mais
Fechar