7 dicas para reduzir custos logísticos internacionais no processo de nacionalização de mercadorias

Importar nos dias de hoje é uma das formas de conseguir preços mais competitivos e uma variedade maior de produtos para oferecer em território nacional. No entanto, para que esse processo seja altamente lucrativo, é importante adotar boas práticas e seguir a regulamentação vigente para evitar multas e embargos. 

Pensando nisso, a Savixx, especialista em processos de importação, reuniu sete dicas para assegurar uma gestão eficiente dos custos logísticos:

1. Planejamento

Realize um planejamento detalhado de todas as etapas da cadeia logística, desde o transporte internacional até a nacionalização das mercadorias. Considere fatores como prazos, rotas, modais de transporte e documentação necessária.

2. Fornecedores confiáveis

Selecione parceiros logísticos e fornecedores internacionais confiáveis, que possuam experiência e expertise na área. Verifique a reputação e a capacidade de atendimento para ter segurança de que eles irão cumprir com os prazos e requisitos necessários. 

3. Negociação

Ao negociar contratos com fornecedores e prestadores de serviços logísticos, busque obter condições favoráveis, como preços competitivos, prazos adequados, melhores opções de frete e cláusulas que garantam a qualidade e a segurança das operações.

4. Análise de custos

Faça um mapeamento detalhado dos custos envolvidos em cada etapa da logística internacional. Isso irá ajudar a identificar possíveis pontos de economia, como a otimização de rotas, a consolidação de cargas e a negociação de tarifas mais vantajosas.

5. Gestão eficiente de estoques 

Mantenha um controle rigoroso dos estoques, evitando excessos ou faltas que possam gerar custos adicionais. Você também pode optar por terceirizar uma empresa para ajudar no processo de importação, e assim, otimizar o uso do seu estoque. 

6. Monitoramento e rastreamento

Utilize sistemas de monitoramento e rastreamento para acompanhar o status e a localização das mercadorias durante todo o processo logístico. Isso permite identificar eventuais problemas e agir rapidamente para minimizar impactos e evitar atrasos.

7. Conte com uma trading company 

A legislação brasileira, em especial a parte tributária, está sempre mudando, e contar com uma trading company é o melhor jeito de garantir uma importação segura e em compliance com as principais normas estabelecidas. 

A Savixx é uma trading company tradicional que está sempre atenta às melhores oportunidades, possui as certificações e tem muita experiência em importar produtos para território nacional. Entre em contato conosco e descubra como podemos realizar a gestão eficiente dos seus processos logísticos internacionais!

Converse com um de nossos especialistas.

Relacionados

Importação por conta e ordem de terceiros: tudo o que você precisa saber!

A Importação por Conta e Ordem de Terceiros é um tipo de operação em que uma empresa (adquirente) contrata uma segunda empresa para ajudar no...

Leia mais

O preço de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu em março de 2024, alcançando o menor patamar desde o final de 2021

fonte: Farmnews O valor médio de importação das matérias-primas pelo Brasil voltou a cair em março, após a alta observada no mês anterior, igualando o...

Leia mais

Brasil lutará por menos protecionismo e mais transparência no comércio no G20, diz coordenadora

fonte: O Dia   Brasília – O Brasil, que este ano preside o grupo das 20 maiores economias do globo (G20), lutará para que o...

Leia mais
Fechar